Termo de Abertura do Projeto: saiba como elaborar com a Ink Inspira!

Veja o Termo De Abertura Do Projeto

O Termo de Abertura do Projeto é o documento que formaliza o início da proposta social. É um passo anterior à fase de planejamento e sua boa elaboração é essencial para aprovação do projeto. Além disso, garante que as principais partes interessadas estejam alinhadas quanto ao que se espera em relação ao sucesso da iniciativa.  

Quer iniciar um projeto social, mas ainda não entende muito bem o que é o Termo e nem como elaborar? Neste artigo, a Ink Inspira te explica. Confira o conteúdo a seguir!

 

 

O que é  Termo de Abertura do Projeto?

Como pincelado acima, o Termo de Abertura do Projeto é o primeiro passo para iniciar um plano de objetivo social. O documento traz estimativas de alto nível quanto ao cronograma do projeto, a meta, os benefícios, equipe, identifica viabilidade, restrições de prazo e orçamento. Funciona como a autorização formal da iniciativa. Após elaborado, deve ser disseminado entre todos os envolvidos. Ele mostra os detalhes do projeto e serve como um guia.

A seguir, conheça os principais elementos que compõem o Termo!

 

 

Veja como elaborar o Termo de Abertura do Projeto?

1- Identificação da finalidade do projeto (justificativa)

O primeiro elemento do Termo de Abertura do Projeto é identificar qual necessidade o projeto irá atender. Ele precisa descrever o porquê você está iniciando o projeto, quais problemas existem e como pretende solucioná-los. Seus motivos devem ser específicos, mensuráveis e alcançáveis. Você também deve descrever a importância do que quer que seja alcançado no final, ou seja, o impacto social.

 

2- Defina o escopo

O escopo é o segundo elemento mais importante de um Termo de Abertura do Projeto. É esta etapa em que se define o que faz ou não do projeto. Descreva qual é objetivo e impacto esperado pelo projeto, quais resultados serão produzidos e quais atividades/ações serão necessárias para alcançar as metas estabelecidas.

 

3- Faça estimativas de alto nível

Como o TAP é um passo anterior à fase de planejamento do projeto, provavelmente você não terá um cronograma e orçamento finalizado e detalhado, por exemplo. Mesmo assim, nesse documento é preciso explicitar,  de forma resumida, os seguintes itens: 

  • – produtos e materiais a serem utilizados;
  • – cronograma com data de início, prazos e entregas mais importantes;
  • – orçamento e indicação de como será utilizado;
  • – equipe e suas responsabilidades;
  • – restrições em relação à entregas, cronograma e custos do projeto;
  • – riscos que possam vir a impactar o sucesso do projeto.

 

Conheça a Ink Inspira!

A Ink Inspira é uma organização que faz gestão de ONGs e projetos sociais! Oferecemos tanto a Consultoria impacto social como Mentoria social. Nosso objetivo é te ajudar a garantir o sucesso da sua iniciativa! Precisa da nossa assistência para elaborar o Termo de Abertura do Projeto social e garantir seu sucesso? Conte conosco! Entre em contato pelo site ou ligue para (11) 4111-5316!