A Teoria da Mudança como estratégia social da sua organização

2022 03 Teoria Da Mudanca Como Estrategia Social

No empreendedorismo social, para que os objetivos estratégicos da Organização sejam alcançados, é importante contar com algumas ferramentas. Assim, é possível garantir o sucesso do projeto. Neste artigo, vamos apresentar o que é e como você pode utilizar a Teoria da Mudança como estratégia social em sua organização. Continue lendo este conteúdo da Ink Inspira para saber mais!

 

O que é Teoria da Mudança?

 Basicamente, a Teoria da Mudança é uma ferramenta utilizada em negócios sociais que auxilia no planejamento e gestão de iniciativas. Entende-se que ela consiste em dois elementos: 

  • definição do impacto social que a iniciativa quer causar com a intervenção;
  • auxílio no desenvolvimento do plano, trazendo de forma visual quais atividades e recursos são necessários para se alcançar a meta.

Assim, a Teoria torna visível o caminho necessário para atingir o objetivo e impacto esperados pelo projeto. Segundo ela, com um plano bem traçado, é possível alcançar o propósito e o sucesso pretendido a longo prazo.

 

 

Veja como usar a Teoria da Mudança como estratégia social!

Agora, iremos explicar como utilizar a Teoria da Mudança como estratégia social na sua organização. Acompanhe!

 

1)  Estude o problema que pretende resolver e qual a solução para o problema

Uma das principais ações para implementar a Teoria da Mudança é estudar o problema que pretende-se resolver. É importante realizar pesquisas de campo e consultar o público-alvo, a fim de garantir que o problema reflita uma demanda real do grupo. Então, defina qual deve ser o caminho para a solução desse problema, que deverá corresponder aos objetivos e impacto esperados pelo projeto.

Assim, pode-se entender melhor a questão, como e quem será atingido e, consequentemente, pensar em resoluções úteis que possam ser utilizadas. Com esse conhecimento, é possível desenvolver um bom planejamento.

 

2) Envolva todos os interessados no projeto

Outra coisa importante para garantir o sucesso do projeto e atingir as metas estipuladas é garantir o envolvimento de todos as partes interessadas. Profissionais, gestores, investidores e conselheiros devem participar do alinhamento de expectativas e monitoramento do plano. Eles podem avaliar e trazer pontos de vista diferentes, ajudando na elaboração.

 

3) Monte a estrutura

Além dos passos acima, para usar a Teoria da Mudança como estratégia social no seu empreendimento de forma efetiva também é preciso montar a estrutura do plano. É necessário definir e registrar as estratégias, ações e atividades que deverão ser realizadas a fim de gerar resultados/produtos (curto prazo), que levarão ao alcance do objetivo (médio prazo) e do impacto social esperado (longo prazo). Determinar quais colaboradores serão envolvidos e os prazos para cada ação também é essencial.

 

4) Estabeleça métricas de avaliação

Também é importante estabelecer formas de avaliar o projeto. Isto é, definir indicadores que permitam o monitoramento e análise da evolução do plano. Isso permite medir o tamanho do problema, bem como o impacto gerado. Assim, se for necessário, será possível contornar algum problema de percurso.

 

Ink Inspira: contrate sua mentoria personalizada!

Este artigo te ajudou a entender melhor o que é e como é possível utilizar a Teoria da Mudança como estratégia social na sua organização? Nós podemos oferecer ainda mais assistência! A Ink Inspira é uma instituição focada em processos sociais. Oferecemos gestão de projetos sociais e mentoria social para você garantir o sucesso do seu projeto. Asseguramos ajuda qualificada. 

Contamos com cursos que ofertam certificação internacional, como Gestão de Projetos e Programas e Avaliação de Impacto Social. Além disso, também oferecemos o curso de Teoria da Mudança que explica mais sobre o assunto. Entre já em contato e conheça mais sobre a Ink Inspira!