Mentoria da Ink Inspira: por que escolher? Opinião de quem conhece!

Comunicação e Mobilização

Escrito por inkinspira

24 de junho de 2022

No artigo de hoje, queremos ir além e não apenas falar das nossas vantagens e diferenciais. Vamos te mostrar a qualidade do nosso trabalho. Para isso, separamos 4 motivos que devem ser suficientes para te mostrar porque você deve escolher a mentoria da Ink Inspira. Mas, se depois disso, você ainda não ficar satisfeito, demos a voz para quem já participou e aprovou. Conheça a opinião da equipe do Instituto Mundo Aflora, que recentemente participou do processo de mentoria e tire suas próprias conclusões. Confira!

 

Temos dois principais objetivos durante o processo de mentoria Ink Inspira. Em primeiro lugar, queremos capacitar o grupo mentorado. Depois disso, resolver alguma demanda pontual dentro de um projeto ou organização social. Existe um ditado que diz que “para quem apenas conhece o martelo, todo problema vira um prego”. Portanto, com o uso de ferramentas de gestão de projetos sociais e boas práticas vindas do conhecimento empírico da Ink Inspira, conseguimos oferecer soluções customizadas para apoiar as organizações a resolver demandas internas e dos seus projetos.

 

4 motivos para escolher a mentoria da Ink Inspira!

1 – Diferenciais exclusivos

Empoderamento e validação são nossos principais diferenciais. Por empoderamento podemos dizer que a própria equipe mentorada se aproprie do conhecimento do mentor. Dessa forma, nosso objetivo final após o processo é que as organizações tenham condições de dominar as ferramentas e de aplicá-las de forma independente, ou seja, sem ajuda externa. 

 

Já em relação a validação, nosso objetivo é garantir que as soluções apresentadas durante o processo de mentoria Ink Inspira, sejam validadas por um especialista e que elas estejam corretas. Isso vale  tanto do ponto de vista metodológico, quanto em relação ao contexto apresentado pelo grupo mentorado.

 

2 – Personalização

Toda a mentoria é feita de forma personalizada. As pessoas interessadas podem contratar os pacotes de mentoria diretamente do nosso site ou entrar em contato com os nossos consultores para montar um pacote de mentoria coerente com as suas necessidades. 

 

Fechada a contratação e a reunião de kick-off temos o início do processo de mentoria. Em primeiro lugar, precisamos de entender o contexto da organização e as atividades que são desenvolvidas. Por isso, estudamos o site, relatórios, editais e qualquer outro tipo de documento complementar que as organizações nos enviam para a equipe da Ink Inspira. Assim, podemos oferecer a melhor solução que deverá ser desenvolvida

 

Em segundo lugar, começamos as sessões com o grupo mentorado, elas têm duração de 1h30 a 2h30, dependendo do tema abordado. E para cada sessão, além do conteúdo ser gravado e compartilhado, a contratante se compromete a documentar e desenvolver as ferramentas relacionadas. Neste meio tempo, enquanto a equipe mentorada está desenvolvendo as ferramentas internamente, mantemos um canal de comunicação onde a equipe da Ink Inspira fica à disposição para tirar dúvidas e esclarecer eventuais necessidades.

 

Por fim, após a finalização da documentação por parte da equipe mentorada, ela é analisada pela Ink Inspira, que poderá validar e/ou indicar ressalvas a serem implementadas.

 

3 – Reunião de kick-off

A reunião de kick-off é o primeiro contato em que o grupo tem contato com o(a) mentor(a). É nesta reunião que avaliamos o escopo da contratação, bem como os seus objetivos. Mais uma vez, aqui prezamos pela personalização de acordo com as reais necessidades da empresa. Além disso, definimos em conjunto o cronograma de trabalho e as responsabilidades da Ink Inspira e do grupo mentorado.

 

4 – Diversos modelos para escolher

Por padrão, disponibilizamos três pacotes de mentoria.

  • – Estratégia Social – Onde aplicamos técnicas para conciliação dos objetivos estratégicos da organização para o desenvolvimento de uma Teoria da Mudança, que definirá o caminho do Impacto Social que se almeja alcançar;

 

  • – Planejamento da Implementação/Execução – A mentoria focada nestas etapas almeja mapear todas as atividades que estejam direcionadas ao Impacto do seu projeto ou da sua organização e para atingir os objetivos estratégicos e mapeados. Neste momento, também precisamos descartar tudo que não está diretamente ligado ao impacto, para tornar a nossa atuação mais eficiente e economizar recursos;

 

  • Avaliação de Impacto Social – Não basta dizer que as organizações atuam com impacto. Por isso, apoiamos o desenvolvimento de um Sistema de Avaliação que sirva para mapear e coletar os KPIs do projeto para que eles possam ser monitorados e controlados e que os relatórios de impacto sejam embasados em dados. 

 

Por fim, como falamos que o processo de mentoria Ink Inspira deve estar ligado a demandas das organizações e dos projetos. Mais uma vez, reforçamos que alguns pacotes oferecidos podem ser customizados. E se este for o caso, não há o menor problema. Basta entrar em contato com os nossos consultores que podemos fechar um pacote personalizado às necessidades da empresa.

 

Veja a opinião de quem já fez e aprovou! 

Se você ainda não está convencido, fizemos algumas perguntas para nosso último grupo mentorado. A mentoria foi voltada para Avaliação de Impacto e contou com a participação das coordenadoras do Programa Aflora Mundão no Instituto Mundo Aflora. Veja as respostas na íntegra de Stella Ottengy, Gabriela Latorraca e Helena Bretos. 

 

1 – O que te fez buscar uma empresa como a Ink Inspira?

O IMA estava buscando por uma empresa reconhecida na área de Impacto Social que pudesse realizar a avaliação de impacto de seu programa Aflora Mundão, que trabalha com meninas que já passaram pela Fundação CASA. 

Isso porque entendemos a importância, cada vez mais crescente, de medir o impacto de nossos projetos e programas, para podermos ter noção da dimensão de nossa atuação, para ter dados que fundamentam nossa atuação e para medir e acompanhar aprendizados do que funciona ou não dentro da nossa proposta.

 

2 – Por que você acredita que o trabalho da Ink Inspira se diferencia de outros do mercado?

O que pudemos ver de diferencial do trabalho da Ink Inspira, quando comparados a outros do mercado foram o preço, a flexibilidade, a atenção e disposição para compreender nosso projeto. Além disso, temos boas referências de outras ONGs que já trabalharam com a Ink Inspira e os profissionais que nos acompanham são de muita escuta, sensibilidade e parceria.

 

3 – O pacote apresentado para mentoria solucionou as necessidades da organização?

Sim, bastante. Foi muito importante o processo da mentoria para podermos repensar nossa prática e nos alinharmos. Além disso, escutarmos alguém de fora da organização nessa construção foi essencial para podermos nos desprender de nossos “vícios” institucionais e organizarmos melhor nossos objetivos institucionais e dentro do programa.

Assim como perceber os pontos de atenção, de falha e melhoria dentro do que já havíamos construído no sentido de amarrar melhor as pontas soltas.

 

4 – Das soluções apresentadas, você sente que a organização teve condições de aprender e dominar o processo?

Sim. Apesar de ser um processo complexo e que envolve muitos detalhes e conhecimento da metodologia, a Natália Gradin (mentora Ink Inspira) foi super atenciosa, explicou bem e foi paciente com possíveis dúvidas. Poder gravar os encontros também foi importante para podermos recorrer em eventuais dúvidas sobre como realizar o processo.

 

5 – Caso precise, teria condições de desenvolver a solução de forma independente para outro projeto?

Sim. Com relação a estrutura, o começo, meio e fim de desenvolvê-la, acreditamos que aprendemos a fazer o caminho e o desenho do processo. Apesar das complexidades e detalhes ao longo do caminho que talvez fossem mais difíceis percorrer novamente, já saberíamos por onde começar, quais áreas abordar e como finalizar. Claro que ser acompanhado de um profissional que já domina mais a ferramenta, traz mais segurança. Porém, acreditamos que seria possível desenvolver a metodologia em outros projetos.

 

6 – Como você avalia o papel do mentor na busca de soluções para o problema/situação enfrentado?

Excelente. Só elogios para a Natália Gradin (mentora Ink Inspira). Foi super atenciosa, paciente com as dúvidas, flexível nos encontros, questionadora nos lugares certos e nos fez sentirmos muito à vontade para uma construção conjunta, em que ela também escutava e respeitava a gente em nossas decisões.

 

7 – Você indicaria a mentoria Ink Inspira para outras organizações? Por quê?

Sim, pois é uma formação bastante completa, com possibilidades de resgate da base da Instituição para pensarmos próximos passos. Uma construção bem fundamentada e que respeita bastante o desenho particular da instituição e de seu funcionamento para o projeto. Nos sentimos contempladas e abraçadas em poder fazer um caminho tão individualizado (respeitando as individualidades da instituição) com a Natália Gradin (mentora Ink Inspira) ao nosso lado.

 

Visite o Instagram @mundoaflora_org ou Facebook do projeto. 

 

Venha você também para a Ink!

A Ink Inspira é uma empresa social que oferece diversos cursos, mentoria e consultoria personalizadas ao seu modelo de projeto social ou organização. Nosso objetivo é te ajudar a garantir o sucesso da sua iniciativa! Precisa da mentoria Ink Inspira? Entre em contato e conte conosco

Receba a nossa newsletter!

Informe seus dados e receba artigos e informações atualizadas sobre o terceiro setor.

Você também pode gostar de ler…

Comitê de governança, o que é como constituir?

Comitê de governança, o que é como constituir?

Um comitê de governança ou comitê gestor é um grupo de pessoas responsáveis por definir as diretrizes e acompanhar a execução de um projeto ou programa social ou até mesmo de políticas públicas. Um dos principais desafios enfrentados por organizações que trabalham em...

Como e por que medir o retorno sobre o investimento social (SROI)?

Como e por que medir o retorno sobre o investimento social (SROI)?

O SROI (Social Return on Investment) é uma ferramenta de análise financeira que permite medir o retorno sobre o investimento social em projetos sociais. Diferentemente de outras métricas de impacto social, o SROI utiliza uma abordagem quantitativa para avaliar a...

Como medir a satisfação dos beneficiários nos projetos sociais?

Como medir a satisfação dos beneficiários nos projetos sociais?

Em qualquer projeto é muito importante é saber como está a satisfação dos beneficiários em relação às atividades desempenhadas. Sejam elas capacitações, distribuição de água ou alimentos ou voltadas para promoção da sustentabilidade ou identitárias. A princípio,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *