O que é Marco Lógico?

Escrito por inkinspira

15 de maio de 2022

Também conhecida como Matriz Lógica ou Quadro Lógico, o Marco Lógico (ML) é um dos instrumentos mais utilizados no contexto dos projetos de organizações internacionais. Na língua inglesa, chamamos de Logical Framework. No artigo de hoje, a Ink Inspira te integra mais sobre o assunto, mostra sua importância e ainda disponibiliza um modelo para você aplicar no seu projeto. Continue a leitura e entenda! 

O que o Marco Lógico? 

De uma forma geral, o Marco Lógico é uma ferramenta utilizada para estabelecer a lógica nos projetos de impacto social. Basicamente, em um formato de uma matriz com quatro linhas e quatro colunas, ela estabelece a lógica dos projetos de impacto social facilitando um planejamento direcionado ao impacto. Além disso, funciona como referência nos processos de monitoramento e avaliação do projeto.

Tal instrumento pode ser utilizado em todas as fases de preparação de um projeto desde a identificação e orientação do problema a ser trabalhado até a execução e avaliação da ação pretendida.

Quando deve ser utilizada?

Por meio da Matriz, as agências financiadoras internacionais padronizaram a estrutura dos projetos sociais que apresentavam, diminuindo a dificuldade para especificar de forma clara os objetivos e as metas pressupostas para a ação. Hoje a ferramenta é utilizada por grandes agências internacionais de financiamento, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O Marco Lógico foi sistematizado pela agência alemã GTZ em um guia de orientação para o planejamento de projetos, mais conhecido como ZOPP (Planejamento de Projeto Orientado por Objetivos)

Basicamente, o Marco Lógico é um sistema visual para apresentação e compreensão das relações entre os recursos disponíveis para as ações pensadas e os resultados que se espera alcançar. Em outras palavras, é a sistematização dos meios, para se atingir os objetivos.

Principais vantagens da utilização da Matriz Lógica

  • Facilita o desenho, a gestão e a avaliação, fornecendo informações para organizar e preparar – de forma lógica – o plano de execução do projeto;
  • Propicia objetividade na elaboração e descrição das atividades;
  • Exibe, de maneira rápida, eficiente e visual, os componentes fundamentais que compõem o projeto;
  • Padroniza linguagens para as diversas fases do projeto, favorecendo a análise, o intercâmbio de experiências e a discussão participativa das ações que compõem o trabalho;
  • Serve de base para a programação da execução.

O Marco Lógico é uma fonte importante em um projeto, segundo as metodologias de gerenciamento de projetos Project Dpro e Program Dpro (antigos PMD e PgMD). É frequente que o gerente de projetos e programas recorra a ela durante todas as fases do projeto. 

Como a Matriz é feita?

O Marco Lógico é representado por uma matriz com quatro colunas e quatro linhas que resumem elementos-chave para o projeto. As colunas devem conter as seguintes informações:

  • Descrição – com o detalhamento das atividades, resultados, objetivos e impactos mapeados.
  • Indicadores – parâmetros qualitativos ou quantitativos a serem alcançados
  • Meios de verificação – onde e como serão coletadas as informações sobre os indicadores
  • Pressupostos – fatores externos que implicam riscos

Já as linhas da Matriz apresentam informações em quatro momentos diferentes da vida do projeto. São elas:

  • – Impacto – mudança social que o projeto almeja contribuir
  • – Objetivo – propósito estratégico a ser alcançado imediatamente após a conclusão do projeto
  • – Resultados – resultados esperados após a execução das atividades
  • – Atividades – ações a serem realizadas pelo projeto que alcançaram os resultados esperados

A partir do relacionamento entre estes dois elementos, temos a composição da lógica vertical representada pelas linhas na matriz, enquanto as colunas representam a lógica horizontal.

Perguntas essenciais em um Marco Lógico

Para a validação da matriz produzida, os gerentes de programas e projetos administram projetos em resposta aos seguintes questionamentos:

  • – O detalhamento é suficiente para a compreensão dos elementos e das inter-relações entre os diferentes componentes do projeto?
  • – A lógica do projeto está completa?
  • – Há uma lógica consistente entre todos os elementos que compõem o projeto?
  • – Existem outros caminhos possíveis para alcançar os resultados propostos?

Vale ressaltar que para utilizar os benefícios do Marco Lógico é necessário conhecer profundamente o projeto a que ela se destina. O monitoramento adequado da ação executada por uma organização social é fundamental na verificação da eficiência e eficácia de um projeto. É por meio dele que podemos identificar os sucessos e fracassos da ação proposta.

Conte com a Ink Inspira!

A Ink é especialista no desenvolvimento do Marco Lógico para projetos e programas de impacto social. Nossa equipe de projetos considera que essa é uma das áreas de conhecimento que é requisito para a gestão bem-sucedida de projetos. 

Procure a Ink Inspira para desenvolver ou revisar a sua Matriz dos programas da sua organização e atender às expectativas das partes interessadas. Conheça também todos os cursos oferecidos pela nossa instituição, onde não só ensinamos a elaborar um Marco Lógico, mas como ele se relaciona ao desenho, implementação e avaliação de impacto de projetos e programas sociais. 

E para baixar o e-book do Marco Lógico, preencha os seus dados abaixo:


Receba a nossa newsletter!

Informe seus dados e receba artigos e informações atualizadas sobre o terceiro setor.

Você também pode gostar de ler…

Comitê de governança, o que é como constituir?

Comitê de governança, o que é como constituir?

Um comitê de governança ou comitê gestor é um grupo de pessoas responsáveis por definir as diretrizes e acompanhar a execução de um projeto ou programa social ou até mesmo de políticas públicas. Um dos principais desafios enfrentados por organizações que trabalham em...

Como e por que medir o retorno sobre o investimento social (SROI)?

Como e por que medir o retorno sobre o investimento social (SROI)?

O SROI (Social Return on Investment) é uma ferramenta de análise financeira que permite medir o retorno sobre o investimento social em projetos sociais. Diferentemente de outras métricas de impacto social, o SROI utiliza uma abordagem quantitativa para avaliar a...

Como medir a satisfação dos beneficiários nos projetos sociais?

Como medir a satisfação dos beneficiários nos projetos sociais?

Em qualquer projeto é muito importante é saber como está a satisfação dos beneficiários em relação às atividades desempenhadas. Sejam elas capacitações, distribuição de água ou alimentos ou voltadas para promoção da sustentabilidade ou identitárias. A princípio,...

3 Comentários

  1. Aloisio Dias Cunha

    Acho o tema importantíssimo para quem trabalha com projetos no terceiro setor, é uma pena muitos não terem acesso a essas
    informações que são muito necessárias.

    Responder
    • Aloisio Dias Cunha

      Acho o tema importantíssimo para quem trabalha com projetos no terceiro setor, é uma pena muitos não terem acesso a essas
      informações que são muito necessárias.

      Responder
      • Ink Inspira

        Oi Aloísio, realmente! Para quem trabalha com projetos no terceiro setor, o Marco Lógico é uma ferramenta essencial para gerir os projetos com eficiência e olhar direcionado ao impacto social. Muito obrigado pela sua contribuição!

        Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *