O que é Marco Lógico?

Entenda a Matriz Do Marco Logico

Também conhecida como Matriz Lógica ou Quadro Lógico, o Marco Lógico (ML) é um dos instrumentos mais utilizados no contexto dos projetos de organizações internacionais. Na língua inglesa, chamamos de Logical Framework. No artigo de hoje, a Ink Inspira te integra mais sobre o assunto, mostra sua importância e ainda disponibiliza um modelo para você aplicar no seu projeto. Continue a leitura e entenda! 

 

O que o Marco Lógico? 

De uma forma geral, o Marco Lógico é uma ferramenta utilizada para estabelecer a lógica nos projetos de impacto social. Basicamente, em um formato de uma matriz com quatro linhas e quatro colunas, ela estabelece a lógica dos projetos de impacto social facilitando um planejamento direcionado ao impacto. Além disso, funciona como referência nos processos de monitoramento e avaliação do projeto.

 

Tal instrumento pode ser utilizado em todas as fases de preparação de um projeto desde a identificação e orientação do problema a ser trabalhado até a execução e avaliação da ação pretendida.

 

Quando deve ser utilizada?

Por meio da Matriz, as agências financiadoras internacionais padronizaram a estrutura dos projetos sociais que apresentavam, diminuindo a dificuldade para especificar de forma clara os objetivos e as metas pressupostas para a ação. Hoje a ferramenta é utilizada por grandes agências internacionais de financiamento, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 

O Marco Lógico foi sistematizado pela agência alemã GTZ em um guia de orientação para o planejamento de projetos, mais conhecido como ZOPP (Planejamento de Projeto Orientado por Objetivos)

 

Basicamente, o Marco Lógico é um sistema visual para apresentação e compreensão das relações entre os recursos disponíveis para as ações pensadas e os resultados que se espera alcançar. Em outras palavras, é a sistematização dos meios, para se atingir os objetivos.

 

Principais vantagens da utilização da Matriz Lógica

  • – facilita o desenho, a gestão e a avaliação, fornecendo informações para organizar e preparar – de forma lógica – o plano de execução do projeto;
  • – propicia objetividade na elaboração e descrição das atividades;
  • – exibe, de maneira rápida, eficiente e visual, os componentes fundamentais que compõem o projeto;
  • – padroniza linguagens para as diversas fases do projeto, favorecendo a análise, o intercâmbio de experiências e a discussão participativa das ações que compõem o trabalho;
  • – serve de base para a programação da execução.

 

O Marco Lógico é uma fonte importante em um projeto, segundo as metodologias de gerenciamento de projetos Project Dpro e Program Dpro (antigos PMD e PgMD). É frequente que o gerente de projetos e programas recorra a ela durante todas as fases do projeto. 

 

Como a Matriz é feita?

O Marco Lógico é representado por uma matriz com quatro colunas e quatro linhas que resumem elementos-chave para o projeto. As colunas devem conter as seguintes informações:

  • Descrição – com o detalhamento das atividades, resultados, objetivos e impactos mapeados.
  • Indicadores – parâmetros qualitativos ou quantitativos a serem alcançados
  • Meios de verificação – onde e como serão coletadas as informações sobre os indicadores
  • Pressupostos – fatores externos que implicam riscos

 

Já as linhas da Matriz apresentam informações em quatro momentos diferentes da vida do projeto. São elas:

  • – Impacto – mudança social que o projeto almeja contribuir
  • – Objetivo – propósito estratégico a ser alcançado imediatamente após a conclusão do projeto
  • – Resultados – resultados esperados após a execução das atividades
  • – Atividades – ações a serem realizadas pelo projeto que alcançaram os resultados esperados

 

A partir do relacionamento entre estes dois elementos, temos a composição da lógica vertical representada pelas linhas na matriz, enquanto as colunas representam a lógica horizontal.

 

Perguntas essenciais em um Marco Lógico

Para a validação da matriz produzida, os gerentes de programas e projetos administram projetos em resposta aos seguintes questionamentos:

  • – O detalhamento é suficiente para a compreensão dos elementos e das inter-relações entre os diferentes componentes do projeto?
  • – A lógica do projeto está completa?
  • – Há uma lógica consistente entre todos os elementos que compõem o projeto?
  • – Existem outros caminhos possíveis para alcançar os resultados propostos?

 

Vale ressaltar que para utilizar os benefícios do Marco Lógico é necessário conhecer profundamente o projeto a que ela se destina. O monitoramento adequado da ação executada por uma organização social é fundamental na verificação da eficiência e eficácia de um projeto. É por meio dele que podemos identificar os sucessos e fracassos da ação proposta.

 

Conte com a Ink Inspira!

A Ink é especialista no desenvolvimento do Marco Lógico para projetos e programas de impacto social. Nossa equipe de projetos considera que essa é uma das áreas de conhecimento que é requisito para a gestão bem-sucedida de projetos. 

 

Procure a Ink Inspira para desenvolver ou revisar a sua Matriz dos programas da sua organização e atender às expectativas das partes interessadas. Conheça também todos os cursos oferecidos pela nossa instituição, onde não só ensinamos a elaborar um Marco Lógico, mas como ele se relaciona ao desenho, implementação e avaliação de impacto de projetos e programas sociais. 

 

E para baixar um modelo da Matriz, clique nesse link e faça o download.