Uso do carro como principal meio de transporte: uma questão de saúde pública – por Bruna Cecilia

Caminhando, de bike, patins, skate, patinete, de transporte público ferroviário ou metroviário. Essas são as outras formas de se locomover sem precisar tirar o carro da garagem!

O dia 22 de setembro é dia mundial sem carro e te convidamos a refletir sobre os malefícios de utilizar automóveis.

O carro é uma das principais formas de transporte das principais cidades do Brasil. Só em São Paulo, segundo o  “Inventário de emissões atmosféricas do transporte rodoviário de passageiros no município de São Paulo”  , os automóveis são responsáveis por 72,6% das emissões de gases efeito estufa (GEE), principais responsáveis pelo aquecimento global antropogênico.

Quem utiliza o carro como meio de transporte principal está acostumado a ficar horas parado no trânsito entre buzinas e comportamentos agressivos que já fazem parte dessa rotina. Além de todo estresse que este fato gera à população, segundo a pesquisa da USP1 hora de trânsito em São Paulo equivale a fumar 5 cigarros.

Em outubro de 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um relatório indicando que a poluição atmosférica causa a morte de mais de 7 milhões de pessoas por ano em todo o planeta. Só em São Paulo, cerca de 12% das internações por causas respiratórias em São Paulo são atribuídas aos poluentes, causando cerca de  4.000 mortes por ano”.

Além de doenças respiratórias, a poluição, segundo os autores de um estudo da Faculdade de Medicina de Washington em Saint-Louis, nos Estados Unidos, contribuiu para o desenvolvimento de 3,2 milhões de novos casos de diabetes no mundo em 2016.

Vamos juntos e juntas construir uma cidade mais saudável e sustentável? Confira abaixo as dicas para se transportar sem carro:

 

  1. Faça caminhadas

Para trajetos curtos, dê preferências para caminhadas. Além de ser mais econômico, auxilia na sua saúde!

 

 

  1. Vá de bicicleta

Além de ser econômica e sustentável, ir de bicicleta é benéfico para saúde, diminuindo o nível de estresse e melhorando o seu humor. Além disso, é mais rápido do que ir a pé, funcionando bem para média e longas distâncias.

 

  1. Use o transporte público para ir ao trabalho ou escola

Em uma única viagem de ônibus, trem ou metrô é possível transportar dezenas de pessoas, contribuindo para um melhor tráfego, rapidez e menor emissão de poluentes.

 

  1. Se precisar sair de carro, dê carona ou vá de carona

Faça um grupo de carona com os colegas da escola ou de trabalho e vão juntos ou mesmo utilize aplicativos de carona, que permitem que você conheça outras pessoas e colabore para a mobilidade urbana da cidade.

 

 

---

 

Artigo escrito por Bruna Cecilia, analista comercial e de relacionamento com cliente da Ink Inspira. Gestora ambiental formada pela Escola de Artes,  Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.