Quem faz a Avaliação dos Resultados de projetos na sua organização? Conheça as necessidades desta etapa.


Chegamos ao final da nossa série sobre Avaliação de Resultados de projetos e programas sociais.

 Confira o que rolou nos últimos dias:

  • Começamos falando sobre os benefícios da avaliação e da participação de consultores externos nesse processo. Confira o artigo completo clicando aqui.
    <br>
  • Em seguida, apresentamos os desafios da Avaliação Ex-Post em projetos sociais. 
    Clique aqui
    para ler o artigo completo.
    <br>
Em nosso último artigo da série, abordaremos, brevemente, os pontos necessários em uma Avaliação.

Para quê avaliar?

<br>

Verdade seja dita: a Avaliação de Resultado é a pedra fundamental na sustentação do terceiro setor. A avaliação sistemática e contínua dos programas sociais ajuda a aumentar a eficiência e efetividade dos recursos aplicados.

Independentemente da conjuntura de crise, existe forte evidência de que a avaliação de desempenho terá importância crescente no setor.
<br>
Isto porque as iniciativas sociais têm sido tema constante de debates e um desafio: como funcionar melhor, custando menos. A busca por “fazer mais com menos” requer um gerenciamento eficiente.
<br>

Como avaliar?
<br>

A lista dos critérios que podem ser utilizados, durante a Avaliação, é extensa, sendo os mais recorrentes: a menor relação custo/benefício possível para o cumprimento dos objetivos; a indicação dos efeitos do projeto no ambiente em que ele interviu; a continuidade dos efeitos benéficos; a análise custo-efetividade; a satisfação do beneficiário e por aí vai...
 <br>

Necessidades
<br>
A Avaliação de Projetos e Programas tem uma função especial no setor social.

 <b>
Os doadores estão interessados em assegurar que a aprendizagem seja disseminada em todo o setor para garantir que os novos projetos se beneficiem da aprendizagem gerada por outros projetos que possam vir a ser financiados pelos mesmos doadores.
<br>
A Avaliação documenta não só os sucessos e falhas dos programas e projetos, como também comunica as lições aprendidas por meio de discussões finais com a equipe, por meio de avaliações de desempenho e workshops.
A Avaliação cria o conhecimento e a experiência necessária que possam ser utilizados em projetos futuros, aproveitando as melhores práticas.
<br>
É importante que as pessoas responsáveis por essa tarefa distribuam os relatórios finais dos projetos ou programas todas as informações, destacando os problemas em aberto, as mudanças ocorridas e as lições aprendidas para apresentar o status final e todas as partes envolvidas.
<br>
Na fase de transição dos projetos sociais, é importante garantir que as lições aprendidas sejam detalhadas adequadamente, arquivadas e que fiquem facilmente acessíveis.
<br>
Para o PMD, a metodologia de projetos replicada pela Ink, sem um sistema para registrar a aprendizagem do final do projeto, a organização social “reinventará a roda” toda vez que uma decisão for tomada em projetos similares.
 <br>
Contrate a Ink para fazer a avaliação de seu projeto social.
Mande um e-mail para: [email protected]