O que é necessário para começar um projeto social? Conheça a opinião de profissionais de negócios sociais.

No webinário "Como entregar e aumentar o seu impacto social”, os empreendedores sociais Cindy Colson, Guilherme Lichand e Liziane Silva falam sobre como começar um projeto social que garante resultados de impacto. Confira o vídeo no final desta página.

De acordo com Cindy Colson, há dois pontos importantes que devem ser considerados antes de iniciar um novo projeto. O primeiro é questionar as suas suposições, ou seja, encontrar números e provas de que o problema que você percebe de fato existe e precisa ser tratado, para que não haja um projeto que não atende uma real necessidade. A segunda é, após confirmar as suposições, conhecer o que já está sendo feito pelo problema. Existem projetos semelhantes ao seu?

Segundo ela, é muito importante conhecer todos eles e firmar parcerias antes de iniciar o seu projeto, assim você garante maior impacto e colabora com outros que já estão em andamento, criando relações vantajosas para todos.

Para Guilherme Lichand, além dos pontos levantados, também é importante não focar apenas na ideia. Ele explica que há uma crença de que a ideia é a parte mais importante do projeto, quando na verdade ela deve ser a última etapa. Isso porque os grandes projetos bem-sucedidos de todos os setores começam com uma ideia e, ao se estruturarem, refazem toda a ideia. Assim, o importante é ter a capacidade de realizá-lo, ou seja, possuir os recursos, conexões e conhecer o setor muito bem. Tendo isso alinhado, a ideia irá se reformular e amadurecer aos poucos.

Liziane, por fim, aconselha fazer tudo isso de maneira prática. Ou seja, para provar e entender o seu problema é essencial passar tempo com ele e conhecê-lo de verdade. Se o projeto vai trabalhar com pessoas que não possuem moradias, por exemplo, é importante que haja vivência com os envolvidos para entender as reais necessidades.

Confira o vídeo abaixo.

Outros vídeos disponíveis: