O QUE É GERENCIAMENTO DE PROJETOS SOCIAIS?

O tema gerenciamento de projetos surgiu na década de 1960 e, de uns anos pra cá, está passando por um momento de enorme crescimento e utilização em diversos setores. O que antes era considerado “bom ter”, agora se transformou em uma necessidade.

Não é diferente na área social. Para implementar as metodologias de gestão de projetos, por exemplo, o Project Management for Development Professionals (PMD) e o Program Management for Development Professionals (PgMD), muitas empresas e organizações sociais têm recorrido aos serviços de consultorias, assessorias, auditorias e treinamentos específicos no assunto como a Ink Inspira.

A existência das metodologias voltadas para a área social, ou seja, conjunto de técnicas, métodos e regras orientadas para esse fim, é um dos pilares do gerenciamento de projetos de impacto social e já têm utilidade e aplicabilidade testadas e comprovadas.

Melhor dizendo, tais metodologias de gerenciamento já são parte dos sistemas de gestão de organizações e fundações sociais, sejam de pequeno ou grande porte, mas por não serem o foco da organização, que deve focar mais sua energia na execução do projeto do que na gestão, o que acontece é que muitas vezes essa área fica de lado, gerando problemas para o projeto.

Quem pensa que gerenciamento de projetos não é necessário no Terceiro Setor ficou parado no tempo. Muitas organizações que entregam projetos de impacto social estão investindo maciçamente neste conhecimento. A Ink Inspira vem ganhando espaço no setor social, e a necessidade de proporcionar resultados de impacto fez com que o setor passasse a recorrer às empresas especializadas como nós.

As razões dessa mudança decorrem das profundas transformações observadas na sociedade brasileira. Desde meados dos anos oitenta e, mais particularmente, na década atual, observa-se um crescimento da demanda por ações sociais. Os projetos na área social estão se tornando mais importantes para governo, instituições e para o mundo empresarial, por meio de suas fundações, uma vez que esses projetos envolvem milhares de pessoas e podem durar de poucas semanas a muitos anos.

Junto com os projetos, cresce também de forma exponencial a necessidade de gerentes de projetos que consiga fazer as entregas necessárias e reduzir os riscos do projeto. A consequência óbvia é que, em escala cada vez maior, a presença do Gerente de Projetos profissional passou a ser uma necessidade real em projetos de impacto social.

Existe, hoje, nas organizações, o reconhecimento de que o gerenciamento é um importante veículo para a melhoria da performance dos negócios sociais em um cenário bastante competitivo e de mercados mundiais.

Caso a sua organização esteja precisando do nosso apoio e conhecimento como consultoria especializada, entre em contato:

[email protected]

Aproveite e conheça mais detalhes do sobre a gestão terceirizada da Ink Inspira, clicando aqui.

*Este artigo foi publicado, em 2018, pelas Consultoras da Ink a convite da Agência Nossa Causa.