Maiores ONGs do Brasil

As ONGs são organizações não governamentais, sem fins lucrativos, legalmente constituídas. Elas compõem o Terceiro Setor, que é também conhecido como setor produtivo público não-estatal e setor não-governamental ou “setor sem fins lucrativos”.

O Terceiro Setor desempenha papel importante no desenvolvimento, uma vez que investe em projetos sociais e os monitoram e avaliam. Essas organizações constituídas por cidadãos oferecem serviços de cunho social, ambiental ou econômico.

No Brasil, há ONGs de diversos portes, atuando nos seguintes temas: Meio Ambiente; Saúde; Assistência Social; Cultura; Educação; Desenvolvimento e Defesa dos diretos; Habitação.

 

Desde 2018, a Ink apoia o trabalho das organizações não governamentais brasileiras. As ONGs que precisam estruturar seus projetos com o apoio de uma consultoria externa encontram na Ink uma grande aliada. Se esse é o seu caso, fale com nossa equipe.

 

Características das ONGs brasileiras

As maiores ONGs do Brasil apresentam algumas características:

  • Cerca de 80% estão localizadas na região sul e sudeste do Brasil;
  • Aproximadamente 40% no Estado de São Paulo;
  • A maioria atua ligadas as áreas da saúde e assistência social, como associações ou fundações vinculadas a Hospitais e Casas de Saúde;
  • Boa parte ligadas à educação e às ações de preservação do meio ambiente, sendo estas últimas de maior destaque na mídia.
  • Absorvem um número grande de colaboradores: as dez maiores contam juntas com cerca de 150 mil pessoas desenvolvendo as mais diversas atividades.
  • São potencializadas pelos meios de comunicação, em especial pela internet, com portais e redes sociais, servindo como poderosa ferramenta de divulgação. Atualmente é mais fácil encontrar as organizações sociais e saber o que elas fazem do que no passado.

Algumas das maiores ONGs do Brasil

  • SPDM – A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina foi fundada em 1933, com sede em São Paulo. É uma das maiores do Brasil. Conta com mais de 40 mil colaboradores e está presente em sete estados brasileiros. Tem como objetivo o avanço da medicina e melhoria dos serviços prestados à população.
  • ISJB – A Inspetoria São João Bosco foi fundada em 1947, com sede em Minas Gerais e atua em diversos estados brasileiros, especialmente na área da educação e cultura. Conta com cerca de 8 mil colaboradores.
  • Fundação Bradesco – Fundada em 1956, com sede em São Paulo, tem cerca de 4 mil colaboradores. Sua missão é promover a inclusão social por meio da educação.
  • SOS Mata Atlântica – Fundada em 1986, com sede em São Paulo, a ONG investe na disseminação do conhecimento, educação e conscientização para preservação do meio ambiente. Tem como principal propósito a preservação da floresta. Com diversos projetos pelo Brasil, conta com uma rede de afiliados de mais de 300 mil pessoas. Trabalha com forte divulgação na mídia, e é uma das ONGs mais conhecidas do país.
  • Instituto Ethos – A missão do Instituto Ethos é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa. Mantém projetos e parcerias com grandes empresas, tais como Natura, Shell, Alcoa e Carrefour.
  • Instituto Natura – Criado em 2010, com sede em São Paulo, tem como missão “criar condições para que cidadãos formem uma comunidade de aprendizagem”. A principal fonte de renda é obtida através de uma das linhas de produtos da empresa, que atua na área de cosméticos e perfumaria. Parte dos lucros da empresa é direcionado à manutenção dos projetos. Executam e apoiam projetos voltados à melhoria da Educação Básica da rede pública no Brasil e na América Latina, focados na eficácia da aprendizagem, equidade de resultados e coesão social.
  • Fundação Abrinq – Fundada em 1990, com sede em São Paulo, foi criada a partir do conceito de “empresa socialmente responsável” por um grupo de empresários do setor de brinquedos para proteger o direito das crianças e dos adolescentes, fabricando brinquedos com qualidade e respeito à segurança do pequeno consumidor/usuário. Seus programas são embasados em três eixos: educação, proteção e saúde.

 

O que a Ink faz pelas ONGs?

A Ink trabalha para que as organizações não governamentais profissionalizem sua gestão. Nós atuamos na gerência de programas e projetos das ONGs e fundações. Temos um time de consultores com grande capacidade técnica, analítica e conhecimento.

Você pode contratar nosso time para gerenciar seu projeto ou programa a qualquer momento. Entre em contato com nosso time de consultores: [email protected].