Especial dia da música: Trilha Sonora na hora de trabalhar, funciona?

Em comemoração ao dia da música, lanço aqui um questionamento: Afinal, ouvir música enquanto trabalha ajuda ou atrapalha na sua concentração e produtividade?

Essa é uma pergunta que os cientistas vem tentando responder há algum tempo e até o momento não conseguiram encontrar nenhuma relação científica comprovada. Fato é que muitas pessoas optam, e agora ainda com mais força na era dos aplicativos de música, pelos fones de ouvido e a música como companheiros inseparáveis na hora de se dedicar ao trabalho. 

Uma agência online de marketing, chamada WebpageFX, foi buscar essas respostas a partir de diversos estudos realizados. Compartilhou os resultados da pesquisa no infográfico Whistle while you workImpact of music on productivitpublicado na área de negócios do LinkedIn, no qual encontramos as seguinte informações: 

 

* 61% dos funcionários escutam música no trabalho para se sentirem mais felizes e produtivos
* 88% deles realizam um trabalho mais preciso quando estão ouvindo música
* 77% de donos de pequenos e médios negócios acreditam que a música levanta o astral da equipe 

* Música clássica melhora a eficácia do trabalho segundo 12% dos funcionários
* Música pop reduz a incidência de erros para 14% dos funcionários
* Música animada (dance music) aumenta a velocidade de leitura para 20% dos funcionários 

 

Os dados coletados revelam que, para muitas pessoas, a relação do trabalho e música é grande e que estes percebem uma influência da música sobre o desempenho de suas atividades.

 

Ao conversar com colegas de trabalho, observei que existe um padrão, também ressaltado na pesquisa, de que as pessoas preferem ouvir música calma e instrumental para atividades de exigem maior atenção e concentração enquanto para atividades mais mecânicas preferem músicas mais animadas. 

Pensando nisso criei duas playlists que seguem em constante processo de construção colaborativa entre a equipe da Ink Inspira: “Radio Ink - Pra Sacudir!” e “Radio Ink - Concentra, menina!”. Busquei rechear a primeira com músicas mais animadas e que poderiam auxiliar os colaboradores em atividades mecânicas e de repetição, enquanto na segunda inseri músicas que ajudassem na concentração. Disponibilizo aqui o link aqui para que possam experimentar também: 

Radio Ink – Pra Sacudir!  

Radio Ink – Concentra, menina! 

No fim, o importante é que você encontre sua maneira de se relacionar com a música e o trabalho, não há uma fórmula única. Minha sugestão é que vá experimentando até que descubra o que funciona ou não com você, sem esquecer que no fim o silencio também pode ser uma opção. 

E você, gosta de ouvir música enquanto trabalha¿ O que costuma escutar¿ Fique à vontade para compartilhar sua história e deixar referências por aqui. A troca é sempre muito bem vinda! 

- - - - -

Especial Dia da Música
Por: Michelle Barreto.
É Atriz, Gestora Cultural e Analista de Projetos Sociais. Atua há 10 anos com diversos projetos sociais e culturais de grande relevância nacional. É Bacharel e Licenciada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Minas Gerais e Técnica em Artes Dramáticas pelo CEFAR (Fundação Clóvis Salgado).