Conheça a metodologia de facilitação do PMDPro da Ink

A Ink, ao trazer o PMDPro 1 para o Brasil há 5 anos, desenvolveu o curso com uma metodologia que garante melhor aproveitamento do conteúdo por parte dos alunos. Essa metodologia é conhecida como Andragogia -  A Arte e Ciência de Orientar Adultos a Aprender.

Desenvolvida especificamente para adultos, ela garante que a vivência na sala de aula seja prazerosa e proveitosa. De acordo com Kelvin Miller – criador da metodologia - estudantes adultos retêm apenas 10% do que ouvem, após 72 horas. Entretanto serão capazes de lembrar de 85% do que ouvem, vêm e fazem, após o mesmo prazo. Ele observou ainda que as informações mais lembradas são aquelas recebidas nos primeiros 15 minutos de uma aula ou palestra. Ou seja, tudo o que é colocado em prática é registrado pelo adulto, principalmente por ele possuir uma estrutura de aprendizagem muito diferente de crianças.

Assim, o PMDPro da Ink segue essa metodologia para garantir excelentes resultados de aprendizado dos alunos. Para compreender melhor essa aplicação em nossos cursos, conversamos com um de nossos facilitadores, Emilio Boyago – facilitador da Ink desde 2014.

  • Desde quando você é facilitador do PMDPro da Ink? Como você se tornou facilitador da Ink?

Comecei a facilitar na Ink no segundo semestre de 2014, ao terminar o curso e ser informado de que todos que tiveram mais de 80% na prova poderiam se candidatar ao processo de seleção. Fiz todo o processo, fui aprovado e atualmente gosto muito dessa oportunidade. Eu já ministrava aulas de gestão e planejamento na época, mas a Ink desde o início trouxe uma metodologia (de ensino) diferente para a sala de aula.

  • Como funciona a metodologia de facilitação do PMDPro da Ink?

Desde o início fui instruído e compreendi que o mais importante é, além de ser capaz de dar o conteúdo, associar ele com minhas experiências práticas. Para a ferramenta da Árvore de Problemas, por exemplo, não basta explicar o conceito, é necessário ilustrá-la com atividades e exemplos. É muito comum os alunos perguntarem o real uso da ferramenta, e os exercícios práticos com os exemplos dos facilitadores são a combinação perfeita para garantir esse aprendizado com total clareza.

  • Você percebe um efeito da metodologia nos resultados das turmas do PMDPro?

Eu percebo sim. No final de todos os cursos que eu facilito posso perceber como ficou claro o uso e o conceito das ferramentas, o que é garantido com a metodologia. É garantido um entendimento mais próximo da realidade, saio certo de que eles compreenderam a aplicação de todo o conteúdo.