Conheça a metodologia de facilitação do Curso PMDPro e PgMD da Ink

A Ink, ao trazer o PMDPro 1 para o Brasil há 5 anos, desenvolveu o curso com uma metodologia que garante melhor aproveitamento do conteúdo por parte dos alunos. Essa metodologia é conhecida como Andragogia -  A Arte e Ciência de Orientar Adultos a Aprender.

Desenvolvida especificamente para adultos, ela garante que a vivência na sala de aula seja prazerosa e proveitosa. De acordo com Kelvin Miller – criador da metodologia - estudantes adultos retêm apenas 10% do que ouvem, após 72 horas. Entretanto serão capazes de lembrar de 85% do que ouvem, vêm e fazem, após o mesmo prazo. Ele observou ainda que as informações mais lembradas são aquelas recebidas nos primeiros 15 minutos de uma aula ou palestra. Ou seja, tudo o que é colocado em prática é registrado pelo adulto, principalmente por ele possuir uma estrutura de aprendizagem muito diferente de crianças.

Assim, o PMDPro da Ink segue essa metodologia para garantir excelentes resultados de aprendizado dos alunos. Para compreender melhor essa aplicação em nossos cursos, conversamos com um de nossos facilitadores, Ivânio Dickmann – facilitador da Ink.

  • Desde quando você é facilitador do PMDPro da Ink? Como você se tornou facilitador da Ink?

Sou facilitador há mais de 2 anos. Após ter feito o curso PMDPro comecei a utilizar as ferramentas na minha organização. Depois fui convidado para facilitar um curso e não parei mais... Já facilitei cursos presenciais e In Company.

  • Como funciona a metodologia de facilitação do PMDPro da Ink?

A metodologia de facilitação é baseada na Andragogia, centrada no modo como adultos aprendem, pois os participantes são jovens e adultos que atuam ou querem atuar no setor social. Os encontros são participativos e com muito trabalho em grupo... exercitar a aprendizagem é a chave. É um curso "mão na massa"!

  • Você percebe um efeito da metodologia nos resultados das turmas do PMDPro?

Os participantes compartilham seus avanços. Conseguem bons trabalhos no setor social, fruto da certificação internacional do curso, do instrumental que eles aprendem a usar (são mais de 20 ferramentas) e da rede de contatos que nasce nas turmas.

Isso tudo contribui para o crescimento e consolidação do profissionalismo do setor social no Brasil, e o PMDPro tem contribuído nesta tarefa.

Já conhece a capacitação PMDPro?

Project Management for Development ou PMDPro é a capacitação que utiliza a única metodologia desenvolvida pelas maiores organizações sociais do mundo com certificação reconhecida internacional.

A Ink é pioneira na aplicação e na capacitação de gestores sociais no Brasil. As vagas para nossa próxima turma estão abertas, clique aqui e inscreva-se hoje mesmo.