Como captar financiamento para projetos sociais

Mesmo sem ter o lucro como objetivo principal, as organizações do terceiro setor dependem de fontes externas de financiamento para garantir a sustentabilidade do negócio e a realização de suas ações. Vale ressaltar, que a captação de recursos não necessariamente quer dizer apenas o financeiro, mas também, os recursos humanos, como o trabalho voluntário e os recursos materiais, como equipamentos, transporte etc, ou seja, os ativos necessários para o funcionamento de qualquer negócio.

Como fazer?

O novo cenário econômico mundial fez com que as organizações do terceiro setor que antes dependiam quase que exclusivamente de um único grande doador, tivessem que diversificar suas formas de mobilização de recursos, atraindo cada vez mais pessoas físicas interessadas em participar de uma determinada causa. Mas como atrair investimentos que possam ajudá-lo a financiar o seu negócio e manter as atividades da sua Organização?

Antes de tudo é fundamental ter clareza sobre o que se pretende transformar a partir do trabalho proposto. Qual é a realidade que você pretende alterar? Quais as ações necessárias para se alcançar determinado objetivo? Quais os recursos necessários – financeiros ou não? É possível realizar parcerias para doação de recursos financeiros e humanos?

Para isso, é necessário desenvolver um projeto passo a passo. Escrever um projeto ajuda a ter clareza sobre as ideias propostas e comunicar de uma maneira mais organizada as etapas de trabalho necessárias para se alcançar determinado objetivo.

Quem procurar?

Antes de entrar em contato com um possível parceiro financiador para o seu projeto social é necessário entender a área de negócio da empresa com quem pretende falar. Compreenda que pesquisar mais sobre a área de atuação e sobre o histórico de apoio a projetos sociais irá ajudá-lo a identificar se aquela empresa poderá ou não ser uma financiadora da atividade que a sua Organização está propondo.

Para que uma empresa possa optar pelo apoio a um projeto social é necessário, antes de tudo, que ela também se identifique com a causa. Assim como a associação a grandes nomes de mercado podem promover uma ONG, o contrário também é válido. Grandes empresas apostam na promoção de projetos sociais que as ajudem a disseminar suas marcas diante do público consumidor, obtendo visibilidade. Além disso, há incentivos fiscais para empresas que direcionam parte de seu faturamento a ações sociais.

Onde conseguir apoio?

Você pode conseguir apoio para um projeto social engajando pessoas ou empresas que se sensibilizem com a causa trabalhada. A promoção de eventos também é uma forma bastante comum de promover a instituição e arrecadar recursos. Ferramentas de divulgação como mala direta ou e-mail marketing também ajudam a organização a promover suas ações junto a um público específico. O financiamento coletivo ou o chamado crowdfunding é uma nova forma de captação que se tornou tendência no Brasil e no mundo. Por meio dessa ferramenta, a organização cria uma campanha de captação online, na qual engaja todos aqueles que se identificam com a causa.

Existem inúmeras maneiras pelas quais uma Organização pode conseguir captar recursos para financiar suas ações.