7 livros sobre Gestão de Projetos Sociais e Impacto Social

Gerenciamento de projetos sociais é tudo, menos simples! E, neste dia nacional do livro, nossa equipe reuniu algumas dicas de livros sobre Gestão de Projetos Sociais que podem te ajudar nessa difícil tarefa de estruturar melhor os seus projetos e potencializar os resultados da sua organização!

7 livros sobre Gestão de Projetos Sociais e Impacto Social


 

1. Gestão de Projetos Sociais: Compartilhando Experiências

O livro foi escrito pelo César Ricardo Barreto, gestor de projetos sociais há 7 anos e ex-aluno da INK. No livro, César compartilha suas experiências no universo social com a intenção de ajudar pessoas que estão inquietas, buscando formas de conseguir impactar mais pessoas através do gerenciamento de projetos.
Para saber mais sobre o livro, clique aqui.

 

 

 

 

2. Impacto Social: boas práticas inspiradoras do terceiro setor no Brasil

O Terceiro Setor no Brasil tem poucos espaços de visibilidade para apresentar suas boas práticas. Foi pensando nisso, que a Editora Diálogo Freiriano (fundada por Ivânio Dickmann – facilitador da Ink), criou uma coletânea de artigos inspiradores dentro do tema: “Impacto Social no Brasil”, contribuindo com a abertura de espaço para que as organizações sociais compartilhem suas experiências positivas.

O livro está à disposição para download gratuito.

 

 

 

3. Gestão Visual de Projetos: Utilizando a informação para inovar

O livro escrito por Júlio Monteiro Teixeira é uma proposta que busca evitar desperdício de dinheiro, tempo e energia em reuniões improdutivas, relatórios intermináveis, burocracia desnecessária, processos e projetos confusos através do método chamado Lemming.

A proposta sugere que protótipos e testes sejam realizados o quanto antes para que se descubra os erros também o quanto antes, baseado no uso de recursos visuais para melhorar a administração e produtividade, promovendo a criação e a integração entre a equipe.

 

4. PM Visual - Project Model Visual - Gestão de Projetos Simples e Eficaz

Do mesmo estilo do livro anterior, o Project Model Visual, propõe uma maneira inovadora de planejar e gerenciar um projeto de forma rápida, colaborativa e eficaz, utilizando conceitos de neurociência e design thinking para que leigos e profissionais experientes trabalharem as ideias de um projeto de maneira integrada, gerando o alinhamento necessário entre todas as partes envolvidas.

 

 

5. Manual da Metodologia para Avaliação da Execução de Programas de Governo

A cartilha da Controladoria-Geral da União (CGU) descreve os processos da metodologia da Avaliação da Execução de Programas de Governo, apresentando os instrumentos legais utilizados pelo Governo Federal para materializar o seu planejamento. Para acessar a cartilha em PDF, clique aqui.

 

6. Gerenciamento de Projetos Fora da Caixa - Fique com o que é relevante

Escrito por Fabiana Bigão Silva, o livro mostra como a gestão de projetos acontece, desde o início até seu encerramento, por meio de experiências reais, explicando para que serve cada ação de gerenciamento, baseado nos principais guias de mercado. O diferencial do livro está em dar o olhar da informação ao gerenciamento do projeto, levando o leitor a refletir quais seria as informações necessárias para executar determinada ação.

 

 

 

7. Guia PMD Pro

Claro que não poderia faltar, o Guia para o PMD Pro! O Guia elaborado pela PM4NGOS traz as 23 ferramentas de Gestão de Projetos Sociais. O PMD Pro é a principal metodologia de gestão de projetos sociais desenvolvida pelos principais gerentes de projetos de organizações sociais, com a intenção de padronizar a linguagem e as ferramentas utilizadas no dia-a-dia dos projetos sociais.

Este Guia é a nossa base de gerenciamento aqui na Ink, se quiser saber mais sobre  como clique aqui.

 

 

Esperamos que essas dicas te ajudem na difícil tarefa de gerenciar projetos sociais!

 

Artigo escrito por:

inksters_bruna

Bruna Cecilia

inksters_catherine

Catherine Jimenez

Bruna Cecilia, analista comercial e de relacionamento com cliente da Ink Inspira. Gestora ambiental formada pela Escola de Artes,  Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo e certificada internacionalmente na metodologia PMD Pro.

Catherine Jimenez, assistente de projetos sociais da Ink Inspira. Gestora ambiental formada pela Escola de Artes,  Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo e certificada internacionalmente na metodologia PMD Pro.