7 ações e campanhas de Marketing Social

O Marketing Social ou marketing de causa, como alguns preferem chamar, funciona distribuindo boas intenções e mudando comportamentos. Sua organização social compreende a importância da execução do plano de marketing para a causa? Neste artigo, trazemos exemplos que vale a pena ficar de olho.

O que é, afinal, o Marketing Social?

É fato que as atividades de marketing assumiram papel de destaque no crescimento de muitas empresas, em especial no ambiente atual de concorrência crescente.

Se a atuação do marketing já é desafiadora em termos de demonstrar bons resultados para marcas já consagradas, imagina o quanto não deve ser difícil convencer o público de ideias ligadas ao bem-estar coletivo e que envolvem mudanças de comportamento.

Este é o desafio do chamado Marketing Social ou Marketing Relacionado a Causas (MRC), ou seja, aquele voltado a causas sociais. Nossa ampla experiência com temas sociais nos prova como é difícil manter o engajamento do público em determinadas causas.

O Marketing Social e as organizações do Terceiro Setor

As organizações sociais e do Terceiro Setor precisam fazer bom uso das ferramentas do Marketing Social e criar campanhas de marketing para seduzir possíveis apoiadores das suas causas em busca da maximização dos resultados. Mas, por vezes, não sabem como.

A verdade é que algumas organizações sociais não estão nem mesmo organizadas para orientar seis resultados de campanha em termos de valores aos apoiadores e investidores, estando, quase sempre, direcionados aos resultados apenas de “likes” no Facebook.

Objetivos do Marketing Social

O Marketing Social, desde a década de 1970, no olhar dos professores Philip Kotler e Gerald Zaltman, toca aqueles em busca de sentido. E, por essa razão, considera o desafio de atingir o seguinte objetivo: aumentar a adesão a uma “ideia de sociedade” em um determinado público.

Em comparação, enquanto o marketing tradicional se preocupa com o curto prazo e o retorno do investimento imediato, o Marketing Social está de olho no longo prazo, trazendo para causas sociais o comprometimento e colaboração entre os diversos públicos.

O objetivo é, portanto, impacto na sociedade, impacto financeiro na organização, impacto no valor da causa.

Exemplos de Marketing Social no Brasil

A equipe da Ink selecionou algumas campanhas, simplesmente, arrasadoras. Aproveite para fazer um breve exercício, respondendo às perguntas:

  • O que contribuiu para tornar a campanha atrativa?
  • Quais as características da campanha que mais ajudaram a persuadir a sociedade?

“Saco é saco”

A campanha do Ministério do Meio Ambiente de 2010 contribuiu para evitar a utilização de 600 milhões de sacolas plásticas em supermercados no Brasil por meio da distribuição de 190 mil sacolas retornáveis para diversas instituições e empresas que defendem o consumo consciente.

As ações de comunicação foram bem operacionalizadas durante o período da campanha e, com isso, gerou-se valor. As métricas dos resultados foram a redução de 30% a 40% do uso das sacolas.

Criança Esperança

A reconhecida campanha de conscientização sobre os direitos da criança e do adolescente, realizada em parceria com a Unesco, foi lançada, em 1986, e já beneficiou mais de 4 milhões de crianças em todo o território nacional.

Além do evento anual que é o grande responsável pelas doações, é possível contribuir com a campanha durante todo o ano.

MCDIA Feliz

Criado pelo Instituto Ronald McDonald, o evento é a campanha mais expressiva do país voltada às crianças e adolescentes com câncer. Desde 1988, a campanha já arrecadou mais de R$ 200 milhões.

Anualmente, no último sábado de agosto, os recursos obtidos com a venda dos sanduíches Big Mac são direcionados a instituições que trabalham para melhorar a vida dessas crianças.

Adotar é tudo de bom

Criado pela marca PEDIGREE®, o programa surgiu nos Estados Unidos e, hoje, está presente no Brasil e em outros países do mundo.

Por aqui, a campanha pretende conscientizar as pessoas sobre a adoção de pets abandonados, mobilizando a população para a causa. Além de trabalhar na sensibilização das pessoas, a campanha ajuda ONGs que cuidam dos animais.

First step

Campanha da loja Kanui, a First Step foi criada com o objetivo de arrecadar sapatos usados para pessoas carentes.

A empresa separou mil caixas, que são enviadas, aleatoriamente, para os clientes que compram pares de tênis, e as embalagens tiveram seus interiores carimbados com o logo da campanha, um texto explicando a ação, instruções para envio ao Exército de Salvação e um código dos Correios com o frete já pago para o envio do par.

Ambev recicla

A plataforma criada pela companhia Ambev existe desde 2011 e contribui para o desenvolvimento de mais de 60 cooperativas em dez estados do Brasil, por meio de melhorias na gestão, infraestrutura e doação de equipamentos, facilitando o acesso à indústria recicladora e o aumento da renda dos catadores.

Reciclar é alimentar

Parceria da Nespresso com a ONG Banco Alimentar Contra a Fome, de Portugal, o projeto é executado há cinco anos.

Funciona de forma simples: o consumidor guarda as cápsulas de café depois de usá-las e depois as leva até uma das lojas da marca. A empresa retira a borra de café – que vai servir de adubo em plantações de arroz – e separa o alumínio, que é encaminhado às centrais para a manufatura.

Tudo o que é produzido é controlado de perto, embalado e doado à ONG, que, por sua vez, distribui o arroz às pessoas carentes. A campanha já entregou mais de 190 toneladas de arroz.

Como a Ink pode ajudar?

Embora as campanhas sejam o foco principal nas ações de Marketing Social, as organizações sociais demonstram, em geral, dificuldade de sistematizar o plano de comunicação. O plano de comunicação pertence à fase de planejamento do projeto social.

A Ink tem extensa experiência e habilidade na área de gerenciamento de projetos. Para o Planejamento, definimos todos os questionários que servirão como base da avaliação dos resultados, além da definição do escopo, detalhamento das atividades, plano de comunicação e plano de monitoramento e avaliação.

A contratação da Ink fica abaixo da contratação de um gerente, que desenvolveria o mesmo papel, porém, em um nível abaixo do que a Ink é capaz de entregar. A Ink tem gerentes especializados em estratégia organizacional, o que possibilita mais agilidade e assertividade no desenvolvimento do trabalho.

Se sua organização precisa de ajuda no gerenciamento não apenas do planejamento de programas e projetos, mas também de todas as demais fases, fale com a Ink.